quarta-feira, 25 de julho de 2012

Viva como as flores




 


"Um dia em meio a uma caminhada matinal um discípulo  perguntou a seu mestres:
 Mestre, como faço para não me aborrecer com as pessoas que estão perto de mim?
Algumas  falam demais, outras são ignorantes. Algumas são indiferentes. Algumas me caluneiam. Algumas me humilhão. Algumas me enganam. Algumas me tratam com se eu não fosse nada , mesmo depois de eu ter ajudado. 
Sinto ódio delas e muitas vezes sofro por dias a fio com seus julgamentos erroneos sobre minha pessoa ou quando sou mal interpretado por alguma coisa que fiz ou falei.
Isso me machuca muito, Mestre .
Então, o Mestre sábiamente responde: 
Pois viva como as flores, advertiu o mestre.
Como é viver como as flores? perguntou o discípulo.
Repare nestas flores, continuou o mestre, apontando as flores que cresciam no jardim. Ela nascem no esterco, entretanto, são puras e perfumadas. Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas.
É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem.
Os defeitos deles são deles e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento.
Exercite, pois, a virtude de rejeitar todo o mal que vem de fora. Isso é viver como as flores."

 Yogananda
 
 
Luz e Paz em sua vida
Anjo da Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário