quarta-feira, 25 de julho de 2012

Antes a Virtude, só depois a Vitória








Que esplêndido caminho de pura Luz , caminhemos juntos :

01. HUMILDADE – “a conduta do homem deve ser igual a da água, pois qualquer que seja a cor que se acrescente, ela absorve e nunca impõe sua própria cor. É humilde e sem presunção. Ausência de orgulho e ambição”. É sempre bom recordarmos: Quem é o Supremo Fazedor?
02. FÉ – desenvolver a CONSTÂNCIA e a DOÇURA. Mergulhar na ENTREGA de si mesmo ao Pai e Mãe Divinos. “Sua Fé não deve ser como a respiração que entra e sai a cada instante. Faça com que sua Fé seja firme, sem alternância..”
03. DHARMA – Retidão. Observar a coerência entre pensamento, palavra e ação. Buscando sempre a realização de que: “O DEVER supremo é DEUS. O trabalho, adoração”.
04. KSHAMA – Desenvolver a TOLERÂNCIA, usando a energia firme diante do Propósito Maior. Irmanar-se na CORAGEM de devotar-se sem reservas ao serviço de Deus
05. DESAPEGO – Conscientizar-se da impermanência e transitoriedade mundana. Apego ao Atma, apego somente e unicamente a DEUS!
06. EQUANIMIDADE – ACEITAR de bom agrado tudo aquilo que o Senhor nos dá. “PENSA TU, SEJA FEITA A VOSSA VONTADE”
07. LIMPEZA – “Assim como a água limpa o corpo, a VERDADE limpa a mente”. Todo sadhana serve para purificar a mente e o coração
08. AHIMSA – Não Violência. “A violência tanto física, como mental gera ansiedade e dor à você e a quem inflige. Recorde-se de que tudo o que fazes ao outro, é a Mim que estas fazendo”
09. SAMAM – Controle dos sentidos. Esforçar-se na disciplina viva de direcioná-los a atividades sátvicas – puras, voltadas ao Divino. “Aniquilar com as paixões da identificação com o corpo, corrigindo os sentidos, subjugando o corpo e acabando com a mente doente...Vigiai e orai”
10. PREMA – Amor. Saturação de Amor pelo Senhor, devotando-se inteiramente à Divindade Onipresente.
11. SACRIFÍCIO – Encontrar a AUTO SATISFAÇÃO de converter gradativa e intensamente o ego a viver unicamente pelo Divino - AUTO REALIZAÇÃO. Desenvolvendo a consciência da UNIDADE, dissolvendo a ilusão da separatividade até chegar no Coração da Verdade de que “EU E O PAI SOMOS UM”
12. SHANTI – Paz. Exercitar as qualidades da PACIÊNCIA, da PUREZA e da PERSEVERANÇA.” A Paciência é toda a força de que o homem necessita”
13. DAYA – Viver o sentimento de COMPAIXÃO por todos os seres. Deixar fluir as flores da BONDADE, AMIZADE e ALEGRIA nos convívios do dia-a-dia e assim SER FELIZ fazendo outros felizes
14. DETERMINAÇÃO – A energia da vontade, o dinamismo e o entusiasmo devem estar presentes e irmanados com tudo aquilo que é exigido para o alcance da Meta Suprema. A AUTO-CONFIANÇA é o primeiro degrau. “Tem confiança em ti mesmo! Quando não tens confiança na onda, como podes crer no Oceano?”
15. SERVIÇO DESINTERESSADO – “Serviço ao homem é serviço à Deus”. Oferecer cada ato ao Divino sem desejar os frutos da ação. Perceber a qualidade com que se oferece, ou seja a intenção e o sentimento por trás de cada ação.
16. DISCIPLINA – Estar em CONCENTRAÇÃO, diminuindo o avoamento mental. VIGILÂNCIA na conduta do caráter e no propósito Único do sadhana espiritual: DEUS!
17. SATHYA – “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará”. Buscar reconhecer a majestade da BELEZA Divina circundando a tudo e todos. “Eu sou a Encarnação da Verdade”
18. AMABILIDADE – O cuidado no falar suave e quando necessário. A EMPATIA, colocando-se no lugar do próximo deve ser desenvolvida. O sentimento de GRATIDÃO instalado no ser refletirá por si só a amorosidade e a ternura
19. NÃO JULGAMENTO – OBSERVAÇÃO de si mesmo. “Sejais tolerante para com as faltas alheias e severo para com as suas”
20. DISCERNIMENTO – O sadhana é afetado pela tagarelice tanto interior quanto exterior. A INVESTIGAÇÃO INTERIOR ditada pela voz da própria consciência é o melhor caminho. “A prática do SILÊNCIO em todas as nuances é virtude essencial ao aspirante espiritual”
"Os Atributos Divinos variam de acordo com a pureza do coração do devoto. No mar da devoção, uns podem apenas ver os reflexos na camada mais superficial (densa), outros podem mergulhar um pouco mais e assim investigar as inúmeras reações que podem ser despertadas, e outros muito raros alcançam a profundidade máxima de sua Totalidade. A estes Eu chamo de devotos.
Quem são Meus verdadeiros devotos? Aqueles que têm discernimento (Viveka), renúncia (Vairagya), sabedoria (Vijnana) e humildade (Vinaya), que são conscientes do conhecimento da Realidade, que estão sempre imersos na contemplação do Meu Esplendor (Leela), que se apóiam em Meu nome sempre e em todas as circunstâncias, e que derramam lágrimas de amor sempre que o nome do Senhor seja ouvido de qualquer lábio – eles são Os Meus devotos autênticos e puros.
A verdadeira devoção é a que permite ao seu amor fluir constantemente em direção a Deus, sem esperança de qualquer recompensa. Lembrem-se de que Felicidade é união com Deus.
E os Valores Humanos conduzem a esta Felicidade. Os Valores Humanos devem ser como ar que vocês respiram, devem ser radiantes e luminosos raios do Supremo sol que é sua Natureza Atmica.
Não esqueça jamais que sua verdadeira natureza é a Minha. É por isto que aqui Estou, para corrigir, mostrar e ensinar que o Amor não tem uma forma em si, mas assume uma Forma para simplesmente se Amar”

Bhagavan Sri Sathya Sai Baba.


Luz e Paz em sua vida
Anjo da Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário